Evite conflitos familiares por herança com o planejamento sucessório – Siglo Investimentos
Evite conflitos familiares por herança com o planejamento sucessório
por Siglo Investimentos
19 de fevereiro de 2024

A perda de um ente querido é uma experiência profundamente dolorosa, principalmente quando se trata de um familiar de convivência direta, como pais, avós ou filhos. Neste momento de luto, as questões relacionadas à herança podem se tornar fontes adicionais de estresse e conflito, bem como um assunto que realça o sofrimento da família por um longo período, afinal, sabemos que o processo de transição de bens após o falecimento pode ser moroso, gerando à família uma sensação de tristeza inesgotável.

É neste cenário que o planejamento sucessório surge como um aliado, permitindo que as famílias enfrentem o processo de transição de forma mais organizada e menos tumultuada, evitando as “famosas” brigas por herança, proporcionando uma tranquilidade ao núcleo familiar e preservando o legado da família para as gerações futuras.

O planejamento sucessório não é só sobre distribuir ativos…

Um dos maiores benefícios do planejamento sucessório é a prevenção de conflitos familiares. Ao estabelecer claramente como os bens serão distribuídos, quem será responsável pela administração de cada patrimônio e quaisquer outras condições especiais da família, cria-se um mapa que orienta as decisões dos herdeiros, minimizando a probabilidade de desentendimentos e disputas entre a família.

Além disso, ao criar um planejamento sucessório, o patriarca pode transmitir os valores e objetivos familiares aos seus descendentes: Ao proporcionar uma estrutura clara e transparente, as futuras gerações são capazes de compreender o propósito por trás das decisões tomadas, gerando uma sensação de segurança e tranquilidade a quem está com a responsabilidade de continuar o legado da família.

Um outro benefício significativo do planejamento sucessório é a diminuição do impacto financeiro aos herdeiros. Além de reduzir a carga tributária sobre o valor da herança, principalmente com a nova reforma tributária, ao antecipar e resolver os potenciais pontos de atrito, o impacto financeiro resultante dos custos legais com as disputas familiares também é minimizado, garantindo que a riqueza acumulada seja destinada verdadeiramente à prosperidade das gerações seguintes.

É importante lembrar que o planejamento sucessório é uma ferramenta que pode ser personalizada para cada família, levando em consideração a sua realidade.

Com essa decisão tomada por parte do patriarca, inicia-se um processo junto a uma equipe qualificada e disponível para oferecer todo o apoio necessário à família. Esse processo promove uma comunicação aberta entre os familiares, levantando discussões sobre desejos, valores e expectativas que permitem que todos tenham uma compreensão mútua das decisões tomadas, evitando conflitos futuros e, muitas vezes, aproximando ainda mais todos os familiares.

O planejamento sucessório é uma expressão de amor e cuidado com quem fica. Evitar conflitos familiares por herança é um presente valioso que proporciona paz de espírito no momento doloroso da perda e estabelece as bases familiares para um legado duradouro.

Quer entender melhor como funciona o planejamento sucessório? Então baixe nosso e-book de forma gratuita e conheça um pouco mais sobre esse processo. Clique para fazer o download >>

Os desafios da empresa familiar no Brasil: Como proteger seu negócio nas próximas gerações
por Siglo Investimentos
28 de fevereiro de 2024

Reuniões FOMC e COPOM já tem datas marcadas para todo ano de 2024.
por Siglo Investimentos
23 de fevereiro de 2024

Ame o legado dos seus pais como eles te amaram. Saiba como o planejamento sucessório pode ajudar a sua família!
por Siglo Investimentos
21 de fevereiro de 2024

Herdeiro: Proteja sua herança de gastos desnecessários 
por Siglo Investimentos
7 de fevereiro de 2024

Opções para sua vida (ou para sua morte)
por Siglo Investimentos
27 de novembro de 2023

O que faz a Bolsa de Valores movimentar
por Siglo Investimentos
29 de março de 2023

Nova “marcação a mercado” na renda fixa: o que muda para o investidor?
por Siglo Investimentos
22 de março de 2023

Siglo Investimentos promove bate-papo com Henrique Bredda, um dos principais gestores do País
por Siglo Investimentos
5 de março de 2023

Siglo Premiada no Brazil Advisor Awards
por Siglo Investimentos
28 de fevereiro de 2023

Fim do investimento de risco?
por Siglo Investimentos
29 de janeiro de 2023





A Siglo - Agente Autônomo de Investimentos S/S Ltda é uma empresa de assessores de investimentos devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 178/2023. A Siglo - Agente Autônomo de Investimentos S/S Ltda atua no mercado financeiro credenciada à XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br), através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br). Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimentos não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Assessor de Investimentos é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Assessor de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800–722–3730.